Entrevistas

Investigação nacional valorizada em simpósio de língua portuguesa
Dr. Paulo Souto
13 Set. 2019

No último dia do NeuroGASTRO 2019 realizou-se um simpósio em língua portuguesa, uma iniciativa proposta pela comissão organizadora local e que procurou ser "um reflexo da atividade que se faz no país anfitrião", conforme explicou em entrevista o Dr. Paulo Souto. Assista ao vídeo.

O papel da microbiota no tratamento da síndrome do intestino irritável
Prof. Doutor Magnus Simrén
13 Set. 2019

No dia 7 de setembro, decorreu o simpósio promovido pela Biocodex subordinado ao tema "Microbiome based strategies in IBS management". Coube ao Prof. Doutor Magnus Simrén, da Universidade de Gotenburgo, na Suécia, apresentar o tema, demonstrando de que forma o conhecimento sobre a microbiota intestinal pode ser utilizado no tratamento de doentes com síndrome do intestino irritável. Assista ao vídeo.

NeuroGASTRO 2019: qualidade da ciência apresentada coloca a Neurogastrenterologia na vanguarda
Dr. Luís Novais e Dr. Giovanni Barbara
12 Set. 2019

“O futuro da Medicina passa pela Neurogastrenterogia”. As palavras são do Dr. Luís Novais, co-chair da reunião bianual da European Society of Neurogastroenterology and Motility (NeuroGASTRO 2019), que decorreu na cidade de Lisboa, entre os dias 5 e 7 de setembro. A representação portuguesa não se viu apenas na estreia do palco, mas também pela “qualidade dos trabalhos submetidos”, tal como afirmou o Dr. Giovanni Barbara, presidente desta sociedade científica. O My Gastrenterologia falou com os dois representantes. Assista aos vídeos das entrevistas.

Compreender a sinalização entre o cérebro e intestino
Dr. David Grundy
12 Set. 2019

"State of the art: Basic science – Signalling in the gut" foi o nome da palestra que o Dr. David Grundy realizou na sessão plenária de arranque do NeuroGASTRO 2019. Em entrevista, o investigador adiantou que o foco da sua pesquisa passa por entender de que forma é transmitida a informação entre o intestino e o cérebro, utilizando para tal técnicas eletrofisiológicas. Assista ao vídeo.

Neurogastrenterologia pode explicar “tudo o que está bem e mal no corpo humano”
Prof. Doutor Vincenzo Stanghellini
12 Set. 2019

Homenageado com o ESNM Lifetime Achievement Award na cerimónia de abertura do NeuroGASTRO 2019, o Prof. Doutor Vincenzo Stanghellini afirmou ao My Gastrenterologia que "o reconhecimento dos nossos colegas é a maior distinção que podemos receber" na carreira médica. O especialista expõe a importância da Neurogastrenterologia para a Medicina atual, defendendo a necessidade de se "entender a microbiota e barreira intestinal" para a resolução de um grande leque de doenças. Assista à entrevista em vídeo.

Reabilitação farmacológica da falência intestinal
Prof. Doutora Beatriz Pinto da Costa
14 Ago. 2019

No Congresso Nacional de Cirurgia 2019, a Prof. Doutora Beatriz Pinto da Costa, do Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra (CHUC), na sua palestra, elucidou sobre o mecanismo de ação do GLP-2 na funcionalidade da mucosa intestinal e sobre o potencial do teduglutido, análogo do GLP-2, na reabilitação da falência intestinal.

Melhores trabalhos científicos de jovens de todo o mundo vão ser apresentados no NeuroGASTRO 2019
Dr. Luís Novais
13 Ago. 2019

A edição 2019 do NeuroGASTRO, a Biennial Meeting of the European Society of Neurogastroenterology and Motility (ESNM), decorre entre os dias 5 e 7 de setembro e reúne internos e especialistas de todo o mundo no Centro Cultural de Belém, em Lisboa. O Dr. Luís Novais, chair local do evento, revela ao My Gastrenterologia que esta é uma iniciativa importante no que ao avanço da Neurogastrenterologia diz respeito, uma vez que, no futuro, “as doenças vão passar a ser prevenidas através do intestino e da alimentação”. Assista ao vídeo.

Pelos direitos, saúde e dignidade das pessoas que utilizam drogas
Rui Coimbra
25 Jul. 2019

Promover os direitos, a saúde e a dignidade das pessoas que utilizam drogas, em particular daquelas que as injetam, é o objetivo da CASO – Consumidores Associados Sobrevivem Organizados, que nos seus quase 10 anos de existência ajudou já, através dos seus pares e parceiros, milhares de pessoas, afirma o presidente da associação, Rui Coimbra.

 

Rede de Cuidados Continuados enfrenta grande desafio
Dr. Joaquim da Fonseca
25 Jul. 2019

Fruto da intervenção realizada ao longo de anos, a população que consome drogas está naturalmente mais velha e, nalguns casos, mais doente, pelo que a Rede Nacional de Cuidados Continuados tem pela frente um desafio enorme no sentido de, na sua dinâmica, se adaptar para acolher quem usa drogas, afirma o Dr. Joaquim da Fonseca, coordenador da Divisão de Intervenção nos Comportamentos Aditivos e nas Dependências (DICAD) da Administração Regional de Saúde que na Região de Lisboa e Vale do Tejo (ARSLVT). 

 

Populações vulneráveis e cuidados de saúde: mais do que um gesto de humanidade
Prof. Doutor Guilherme Macedo
24 Jul. 2019

O acesso das populações vulneráveis aos cuidados de saúde é muito difícil porque, dada a situação de enorme fragilidade humana, social e cultural em que vivem, estão alheadas dos circuitos convencionais. Por isso, temos que ser nós a ir ao seu encontro, afirma o Prof. Doutor Guilherme Macedo, gastrenterologista, que, à frente de uma equipa do Centro Hospitalar São João, liderou um bem-sucedido projeto piloto de eliminação do vírus da hepatite C em dois estabelecimentos prisionais do Porto.

Newsletter

Apoios

MylanTakedaNorgine