Entrevistas

Urgência no regresso da atividade do gastrenterologista
Prof. Doutor Rui Tato Marinho, diretor do Serviço de Gastrenterologia e Hepatologia do HSM
13 maio 2020

A crise pandémica que o país atravessa surtiu consequências diretas nos cuidados de saúde, uma vez que estes foram obrigados a mudar as suas prioridades na atividade clínica, obrigando o cancelamento de consultas e exames e até mesmo a suspensão da atividade clínica de várias especialidades. O My Gastrenterologia falou com o Prof. Doutor Rui Tato Marinho, diretor do Serviço de Gastrenterologia e Hepatologia do Hospital de Santa Maria (CHULN), que reforçou a importância da “rápida resposta” aos desafios impostos pela pandemia, revelando também os passos que devem ser seguidos para garantir “que nenhum doente fica para trás”.

Atividade do gastrenterologista em plena pandemia: priorização, proximidade e proteção
Prof. Doutor José Cotter
16 Abr. 2020

“A nossa maior preocupação é manter o contacto com o doente, de forma a que nunca se sinta abandonado, tendo um contacto privilegiado com os clínicos e que, numa situação mais emergente, tenha a possibilidade de nos contactar”. Palavras do Prof. Doutor José Cotter, diretor do Serviço de Gastrenterologia do Hospital Senhora da Oliveira, em Guimarães, sobre as “significativas” mudanças na prática clínica face à pandemia de COVID-19. Em entrevista, o especialista explica como é que o Serviço adaptou os seus cuidados de saúde, garantindo a segurança e o acompanhamento de todos os doentes. Veja o depoimento em vídeo.

Semana Digestiva 2020, o grande fórum da Gastrenterologia nacional
Prof. Doutor Rui Tato Marinho
24 Mar. 2020

Entre os dias 23 e 26 de novembro, os profissionais de saúde ligados ao foro gastrenterológico reúnem-se naquele que é o encontro major da especialidade: a Semana Digestiva. De regresso ao Algarve, mais precisamente a Vilamoura, os congressistas irão discutir os temas quentes da área, tais como “cancros, doenças da motilidade, doença do refluxo e síndrome do intestino irritável”, afirma o Prof. Doutor Rui Tato Marinho, presidente da reunião. Assista ao vídeo da entrevista.

5th Capsule Endoscopy Training Program: "é absolutamente fundamental que o gastrenterologista domine esta tecnologia"
Prof. Doutor José Cotter
11 Mar. 2020

"O 5th Capsule Endoscopy Training Program pretende, essencialmente, dar treino e expertise aos médicos gastrenterologistas no manejo deste novo instrumento que existe - a cápsula endoscópica". Palavras do Prof. Doutor José Cotter, diretor do curso, em entrevista ao My Gastrenterologia, sobre a iniciativa que junta o Hospital Senhora da Oliveira, em Guimarães, e a Escola da Medicina da Universidade do Minho (EMed). 

Mudanças no plano formativo dos internos
Dr.ª Teresa Pinto Pais
04 Mar. 2020

Nas últimas décadas, a Gastrenterologia tem sofrido um desenvolvimento exponencial a nível tecnológico, marcado pela diferenciação e pela complexidade das técnicas desta área. Quem o diz é a Dr.ª Teresa Pinto Pais, do Instituto Português de Oncologia (IPO) do Porto, em entrevista ao My Gastrenterologia. Em vídeo, a especialista explica que o número elevado de doenças abrangido nesta especialidade a tornam mais complexa e desafiante.

Plano de formação do internato de Gastrenterologia: exigência e competências consolidadas
Dr.ª Catarina Brandão
04 Mar. 2020

Na qualidade de oradora, a Dr.ª Catarina Brandão partilhou na Reunião Monotemática da Sociedade Portuguesa de Gastrenterologia (SPG) 2020 os defeitos e as virtudes do atual programa de formação específica em Gastrenterologia. Em entrevista, a representante do Colégio da Especialidade de Gastrenterologia da Ordem dos Médicos afirma que “é uma exigência garantir que todos os internos cumpram de uma forma uniforme o programa formativo”.

Pensar a saúde digestiva dos portugueses: horizontes para lá de 2020
Prof. Doutor Rui Tato Marinho
04 Mar. 2020

Milhões de portugueses são afetados pelas doenças do foro gastrenterológico – cancro do intestino grosso, fígado, pâncreas, estômago, doença inflamatória intestinal (DII) e doença do refluxo, entre outras -, por isso o gastrenterologista deve estar no centro da sociedade. É desta forma que o Prof. Doutor Rui Tato Marinho, presidente da Sociedade Portuguesa de Gastrenterologia (SPG), atesta a importância da especialidade na sociedade atual.

Reunião Monotemática SPG 2020: reformular e reposicionar a Gastrenterologia nacional
Prof. Doutor Guilherme Macedo
03 Mar. 2020

A edição 2020 da Reunião Monotemática da Sociedade Portuguesa de Gastrenterologia (SPG) “permitiu que os profissionais desta área tomassem consciência do extraordinário valor que representam para a saúde digestiva dos portugueses”. As palavras são do Prof. Doutor Guilherme Macedo, em entrevista ao My Gastrenterologia. Em vídeo, o presidente da reunião garante que esta edição excedeu as expectativas.

O mundo editorial da Gastrenterologia: recomendações e ferramentas
Dr.ª Helena Donato
03 Mar. 2020

Coube à Dr.ª Helena Donato, do Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra, partilhar as orientações e, acima de tudo, as regras que devem ser seguidas na escrita científica. Em entrevista, a especialista recomenda algumas das ferramentas que devem ser utilizadas no mundo editorial, em particular nesta área. Veja o vídeo.

O que leva um interno a escolher Gastrenterologia?
Dr. Pedro Costa Moreira
03 Mar. 2020

A diversidade da especialidade, de ambientes de atuação e de patologias. Foram estas as razões que levaram o Dr. Pedro Costa Moreira a escolher Gastrenterologia para realizar o seu internato do ano comum, juntando-se a outros 110 internos desta especialidade. Na qualidade de orador, o interno partilhou “As motivações para escolher ‘Gastro’” na Reunião Monotemática da Sociedade Portuguesa de Gastrenterologia (SPG) 2020. Assista ao vídeo do depoimento.

Apoios

Mylan