Entrevistas

IV Reunião Anual da SPED: resolução de complicações através da "qualidade dos procedimentos"
Prof.ª Doutora Susana Lopes
27 Set. 2022

É já esta sexta-feira, 30 de setembro, que decorre a IV Reunião Anual da Sociedade Portuguesa de Endoscopia Digestiva (SPED), tendo como temática principal as “Complicações em Endoscopia: Prevenção e Resolução”. O motivo da escolha desta problemática, tal como os objetivos do encontro foram partilhados pela Prof.ª Doutora Susana Lopes, membro da comissão organizadora do encontro.

A forte prevalência de hepatites virais na população consumidora de drogas por via injetada
Dr. Joaquim Fonseca
07 Set. 2022

O Dr. Joaquim Fonseca marcou presença nas celebrações do Dia Mundial das Hepatites Virais, tendo sido por isso convidado a comentar o Relatório do Programa Nacional para as Hepatites Virais, apresentado no evento pelo Prof. Doutor Rui Tato Marinho. O representante da divisão de intervenção nos Comportamentos Aditivos e nas Dependências destaca a confirmada prevalência das hepatite C na população consumidora de drogas por via injetada e lança pistas para o trabalho que deve ser realizado nesse sentido.

Incertezas e inquietudes do cancro do pâncreas
Dr. Pedro Moutinho Ribeiro
24 Ago. 2022

“Rastreio do cancro do pâncreas: incertezas e inquietudes?” foi o título da sessão apresentada pelo Dr. Pedro Moutinho Ribeiro, médico gastrenterologista do Centro Hospitalar Universitário de São João, no decorrer do curso pós-graduado sobre Oncologia Digestiva na Semana Digestiva 2022. Em entrevista, o especialista abordou o crescente número de casos de cancro do pâncreas que futuramente, na generalidade, serão diagnosticados, e da dificuldade adjacente do diagnóstico na identificação precoce da doença.

A importância de uma maior testagem e do trabalho em rede
Dr.ª Cristina Valente
24 Ago. 2022

Dr.ª Cristina Valente, do Centro Hospital Universitário de Coimbra, fez parte das figuras presentes nas celebrações do Dia Mundial das Hepatites Virais. Em entrevista à My Gastrenterologia, a especialista partilhou o que falta delinear no percurso de combate a este tipo de patologia. Veja o vídeo.

"Portugal é um exemplo na erradicação das hepatites até 2030"
Dr. António Lacerda Sales
10 Ago. 2022

Dr. António Lacerda Sales marcou presença nas celebrações do Dia Mundial das Hepatites Virais, assinaladas a 28 de julho, na Câmara Municipal de Lisboa. O atual Secretário de Estado Adjunto e da Saúde endereçou palavras de apreço a todos os envolvidos que têm como objetivo erradicar as hepatites virais até 2030, concretamente o diretor e o grupo executante do Programa Nacional para as Hepatites Virais (PNHV), e a Direção-Geral da Saúde (DGS). Além do mais, abordou também a portaria recentemente assinada que visa “agilizar o acesso ao medicamento por parte do doente”. Assista ao testemunho na íntegra.

Redução dos casos “mais graves” de hepatites virais “é o ponto de partida” para as próximas metas
Prof. Doutor Rui Tato Marinho
10 Ago. 2022

Prof. Doutor Rui Tato Marinho, diretor do Programa Nacional para as Hepatites Virais, concluiu que houve uma redução do número de casos de hepatites virais nas prisões, bem como nos internamentos em Portugal por cirrose, através dos dados constados do relatório de 2022 que projeta as metas a atingir entre 2022 e 2024. Em entrevista à My Gastrenterologia, o especialista desmistificou ideias sobre este grupo de infeções e analisou o documento apresentado publicamente, afirmando que é possível “melhorar” no futuro.

 
 

 

 

Doença inflamatória do intestino: incidência e impacto em Portugal e no mundo
Dr.ª Paula Ministro
29 Jul. 2022

A médica gastrenterologista do Centro Hospitalar Tondela-Viseu, Dr.ª Paula Ministro, foi presidente da sessão intitulada por “Atualidades nas doenças inflamatórias do intestino” no decorrer da Semana Digestiva 2022, tendo-se discutido sobre novas estratégias terapêuticas relacionadas com as patologias intestinais crónicas, bem como a sua prevalência no panorama nacional e europeu. Assista ao seu depoimento em vídeo.

“A Gastrenterologia e a Nutrição são inseparáveis”
Prof. Doutor Jorge Fonseca
29 Jul. 2022

“Nutrição e Gastrenterologia” foi o tema da sessão, que tomou lugar na Sala Santo António, presidida pelo Prof. Doutor Jorge Fonseca. O especialista comentou a ligação entre estas duas áreas que considera impossível de desassociar, dada a influência da Nutrição na Saúde Digestiva.

Um olhar sobre o crescente número de doentes com cancros digestivos em Portugal e no mundo
Dr.ª Isabelle Cremers
27 Jul. 2022

A Dr.ª Isabelle Cremers foi convidada a participar numa conferência que integrou o curso pós-graduado em torno da Oncologia Digestiva e que procurou esclarecer qual o lugar para a competência em Gastrenterologia Oncológica. A médica gastrenterologista, do Centro Hospitalar de Setúbal, abordou a multidisciplinariedade requerida para tratar os doentes com este tipo de patologias. Veja o vídeo.

O impacto da Gastrenterologia nas alterações climáticas
Prof. Doutor Andrew Veitch
27 Jul. 2022

O Prof. Doutor Andrew Veitch, presidente da British Society of Gastroenterology, deslocou-se à Semana Digestiva 2022, para alertar para o impacto que os cuidados de saúde, nomeadamente na Gastrenterologia, têm na preservação do ambiente e nas alterações climáticas. Assista à mensagem que o especialista deixou em entrevista.

 
 

 

 

Newsletter

PUB

Agenda

Agenda News Farma

Apoios

JanssenNorgineTakedaViatris