Atualidade

22 maio 2019

A edição 2019 do NeuroGASTRO, a Biennial Meeting of the European Society of Neurogastroenterology and Motility (ESNM), decorre entre os dias 5 e 7 de setembro, no Centro Cultural de Belém, Lisboa. As inscrições para o evento, que reúne internos e especialistas de todo o mundo, ainda estão a decorrer.

22 maio 2019

O estudo "Nutrição e Doenças Digestivas Crónicas", divulgado pela United European Gastroenterology (UEG) e apoiada por onze associações médicas e organizações de doentes, revela que escolhas pobres em nutrientes, que incluem um alto consumo de alimentos processados, estão a colocar milhões de europeus em risco de ter doenças digestivas crónicas, como o cancro digestivo, distúrbios alimentares relacionados com o trigo, e distúrbios gastrointestinais funcionais e obesidade.

22 maio 2019

O Dr. Filipe Calinas, gastrenterologista no Centro Hospitalar Lisboa Central, é o novo presidente da Associação Portuguesa para o Estudo do Fígado (APEF) para o biénio 2019-2021. Sucede à Prof.ª Doutora Adélia Simão, que assumiu o cargo durante dois anos. A eleição decorreu durante o Congresso Português de Hepatologia 2019, entre os dias 28 e 30 de março.

15 maio 2019

O 15.º Congresso Nacional Cancro Digestivo chega ao Algarve no mês de outubro, decorrendo entre os dias 10 e 12 no Hotel São Rafael Atlântico. A submissão de abstracts para o evento, que conta com a organização do Grupo de Investigação do Cancro Digestivo (GICD), decorre até ao próximo dia 8 de setembro.

 

15 maio 2019

Estão a decorrer as candidaturas ao Prémio Imagem Endoscópica 2019, iniciativa da Sociedade Portuguesa de Endoscopia Digestiva (SPED), sendo que o prazo termina já no próximo dia 28 de maio. A concurso estão duas categorias, de fotografia e de vídeo, cuja avaliação vai ser feita apenas pelos sócios autenticados no site da SPED. Os vencedores vão ser conhecidos durante a Semana Digestiva 2019.

 

15 maio 2019

“Portugal iniciou bem o processo de tratamento e cura dos doentes infectados com hepatite C, mas está a perder o comboio e, a continuar assim, não vai atingir as metas da Organizaçao Mundial de Saúde (OMS) para irradicar a patologia até 2030, ao contrário de outros países da Europa, que começaram depois de nós”. Quem o afirma é a Dr.ª Emilia Rodrigues, presidente da SOS Hepatites, a propósito do 6.º Congresso Nacional da associação, que decorre no dia 18 de maio, no auditório do Hospital Pulido Valente, em Lisboa, a partir das 9h30.

 

15 maio 2019

Aproximadamente 30% da população sofre de problemas digestivos não especificados e não tratados. Além disso, evidências demonstram que o número de pessoas com patologias ou sintomatologia relacionada com o sistema digestivo está a aumentar, principalmente nos países industrializados. O alerta é do grupo SYNLAB e surge no âmbito do Dia Mundial da Doença Inflamatória do Intestino, que se assinala a 19 de maio.

 

08 maio 2019

Encontra-se a decorrer a submissão de projetos para o XVI Prémio de Investigação sobre Patologias por Sensibilidade ao Glúten/Trigo, terminando já no final deste mês, a 31 de maio. O galardão destina-se a investigadores de Centros localizados em Portugal, Espanha e Ibero-América, que desenvolvem a sua atividade científica no âmbito da doença celíaca e da intolerância ao glúten.

 

08 maio 2019

As melhores práticas para a eliminição da infeção por VIH, da hepatite C e da tuberculose nos utilizadores de drogas foram os temas centrais do Joint Action Policy Day deste ano. A iniciativa da Global Parliamentarians Network to End HIV/AIDS, Viral Hepatitis and other Infectious Diseases (UNITE), que decorreu no dia 27 de abril, contou com a colaboração da International Network on Hepatitis in Substance Users (INHSU), da Harm Reduction International (HRI) e da Agência Piaget para o Desenvolvimento (APDES). A discussão serviu, ainda, para desenhar um caminho para 2030, uma vez que ficaram estabelecidas ações concretas para ampliar abordagens baseadas nos direitos humanos para a redução de danos. 

 

08 maio 2019

A Semana Digestiva arranca já no final deste mês, no Centro de Congressos do Algarve – Vilamoura, de 29 de maio a 1 de junho. O programa científico do encontro já está disponível e contempla temas diversos, tendo como público-alvo, não só os gastrenterologistas, mas também todos os especialistas com interesse pela área. As inscrições estão a decorrer.

 

Newsletter

Opinião

Pancreatite crónica: recomendações do Clube Português do Pâncreas
Dr. Pedro Moutinho-Ribeiro, presidente do Clube Português do Pâncreas
Expectativas do interno na formação específica em Gastrenterologia
Dr. Tiago Cúrdia Gonçalves, Serviço de Gastrenterologia do Hospital da Senhora da Oliveira, Guimarães

Apoios

MylanTakedaNorgine