Atualidade

19 Jan. 2022

Intestinal Failure Vodcast é um projeto Takeda sobre falência intestinal crónica (FI), onde, através duma série de vodcasts se promove a sensibilização para a doença, partilhando a visão das diferentes equipas multidisciplinares importantes na gestão e apoio aos doentes com FI. Veja o 2.º episódio.

19 Jan. 2022

O Atlas ibérico da mortalidade por cancro, realizado em conjunto pelo Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge (INSA) e pelo espanhol Instituto de Saúde Carlos III, estudou de forma geográfica a distribuição da mortalidade por várias doenças oncológicas nas diferentes regiões da Península Ibérica. O cancro no esófago foi um dos tipos selecionados pelo estudo, e os resultados mostram um índice de mortalidade acima do esperado nas regiões do Norte.

19 Jan. 2022

As células estaminais do tecido do cordão umbilical têm a capacidade de melhorar a função hepática e aumentar a sobrevivência de doentes com cirrose hepática descompensada, decorrente da infeção pelo vírus da hepatite B. Os novos dados, publicados recentemente na revista científica Hepatology International demonstram o benefício destas células no tratamento de doenças do fígado em estado avançado.

19 Jan. 2022

Prof.ª Doutora Helena Cortez-Pinto, gastrenterologista do Centro Hospitalar Universitário Lisboa Norte (CHULN), tomou posse como presidente da United European Gastroenterology (UEG). A professora da Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa é assim a primeira mulher a presidir a federação.

12 Jan. 2022

Intestinal Failure Vodcast é o novo projeto Takeda sobre falência intestinal crónica (FI), onde, através duma série de vodcasts se promove a sensibilização para a doença, partilhando a visão das diferentes equipas multidisciplinares importantes na gestão e apoio aos doentes com FI. Assista ao 1.º episódio e tenha acesso a uma infografia sobre a síndrome do intestino curto (SIC).

12 Jan. 2022

O impacto da infeção pelo SARS-CoV-2 sobre o fígado e a possibilidade de doença hepática crónica (DHC) como fator de risco para a gravidade da COVID-19 têm sido estudados mas ainda não foram clarificados. Um estudo retrospetivo português que tentou esclarecer a relação entre a presença da doença hepática crónica e a COVID-19 concluiu que existe uma prevalência reduzida de DHC nos doentes e sugeriu que as alterações ligeiras encontradas nos parâmetros bioquímicos da função hepática fossem independentes da lesão hepática.

12 Jan. 2022

A equipa liderada pela Dr.ª Sónia Melo, do Instituto de Investigação e Inovação em Saúde da Universidade do Porto (i3S), encontrou um método para bloquear circuito de comunicação entre células cancerígenas e descobriu uma proteína essencial à evolução do tumor pancreático, o que possibilita novos tipos de tratamento.

05 Jan. 2022

O Hospital Distrital de Santarém (HDS) recorreu à utilização de óculos de realidade assistida (Rod&Cones) para apoiar a sua formação em cirurgia colorretal minimamente invasiva. Esta técnica permitiu interação e transmissão para um grupo de profissionais à distância. Além de som, são partilhadas imagens da torre de laparoscopia 3D e da sala operatória.

05 Jan. 2022

O Centro Hospitalar do Tâmega e Sousa (CHTS) recebeu 74 novos médicos internos e este ano conta com mais duas especialidades: Gastrenterologia e Neurologia.

05 Jan. 2022

Um estudo realizado por uma equipa de investigadores norte-americanos concluiu que o SARS-CoV-2 pode espalhar-se em vários órgãos, incluindo o intestino delgado, podendo permanecer durante meses no corpo, mesmo em doentes assintomáticos.

Newsletter

PUB

Agenda

Agenda News Farma

Apoios

JanssenNorgineTakedaViatris