Atualidade

13 Mar. 2019

Entre 28 e 30 de março, a Figueira da Foz acolhe o Congresso Português de Hepatologia 2019, numa iniciativa da Associação Portuguesa para o Estudo do Fígado (APEF). Antes do início do evento, vai ser dada a oportunidade aos participantes de frequentar um Curso Pós-Graduado, subordinado ao tema “Doenças Vasculares do Fígado”. O prazo para inscrição no encontro termina no próximo dia 24 de março.

 

13 Mar. 2019

De acordo com um estudo recente, as crianças europeias registam um nível de consumo de açúcar que ultrapassa, em cerca de três vezes, o máximo diário recomendado. Além de este ser um fator causador de diversos problemas de saúde, contribui também, e a larga escala, para a epidemia global que é, neste momento, a obesidade. No seguimento destas conclusões, foram lançadas recomendações, pela European Society for Paediatric Gastroenterology, Hepatology and Nutrition (ESPGHAN), dirigidas a pais e profissionais de saúde.

 

27 Fev. 2019

O 3.º Curso Teórico-Prático de Ecografia e Ecoendoscopia Anorretal realiza-se no dia 10 de maio no Serviço de Gastrenterologia do Centro Hospitalar Universitário do Porto (CHUP), entidade responsável pela organização da iniciativa, em conjunto com o Grupo Português de Ultrassons em Gastrenterologia (GRUPUGE). As inscrições estão limitadas aos 30 participantes.

27 Fev. 2019

O 3.º Curso Hands-on vai abordar a ultrassonografia na doença inflamatória intestinal (DII) e realiza-se no dia 3 de maio, no Serviço de Gastrenterologia do Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra (CHUC). A iniciativa, da responsabilidade do Grupo Português de Ultrassons em Gastrenterologia (GRUPUGE), vai permitir aos participantes executar exames ultrassonográficos em voluntários saudáveis e em doentes com DII.

26 Fev. 2019

No intestino vivem milhares de bactérias. Agora foram identificadas mais 1952 bactérias. Este foi o resultado de uma investigação conduzida no Instituto Europeu de Bioinformática do Laboratório Europeu de Biologia Molecular e no Instituto Wellcome Sanger (ambos no Reino Unido), tendo um investigador português como primeiro autor. A equipa de cientistas analisou as bactérias intestinais de indivíduos de várias partes do mundo, com o objetivo de criar um mapa das espécies bacterianas do microbioma intestinal humano.

 

20 Fev. 2019

Entre os dias 29 de maio e 1 de junho, o Algarve recebe a Semana Digestiva 2019, no Marina Hotel Vilamoura. Presidida pelo Prof. Doutor Luís Tomé, a iniciativa é organizada pelos serviços de Gastrenterologia da região centro. O prazo para submissão de resumos termina no próximo dia 11 de março.

 

20 Fev. 2019

Um grupo de investigadores portugueses do Instituto de Investigação e Inovação em Saúde (i3S) identificou um mecanismo que provoca um comportamento mais agressivo das células tumorais relacionadas com o cancro do estômago. O trabalho científico, “O-glycans truncation modulates gastric cancer cell signaling and transcription leading to a more agressive phenotype”, foi recentemente publicado na revista EBioMedicine, tendo como principal objetivo compreender o efeito das alterações dos glicanos, estruturas de hidratos de carbono complexas, no cancro.

 

20 Fev. 2019

Estratégias de microeliminação e vontade política para a eliminação da infeção pelo vírus da hepatite C em Portugal vão estar em destaque durante a reunião “A Saúde do Fígado, Populações Vulneráveis e a Inclusão”. O evento, presidido pelo Prof. Doutor Guilherme Macedo, está marcado para esta sexta-feira, dia 22 de fevereiro, no Palácio do Freixo, no Porto.

 

18 Fev. 2019

O Prof. Doutor Mário Dinis-Ribeiro, diretor do Serviço de Gastrenterologia no Instituto Português de Oncologia (IPO) do Porto e professor catedrático convidado da Faculdade de Medicina da Universidade do Porto (FMUP), venceu o Prémio BIAL de Medicina Clínica 2018 com o trabalho “Cancro Gástrico em Portugal - Como reduzir a mortalidade por cancro gástrico em Portugal”. Percorra a galeria de imagens e veja alguns dos melhores momentos da cerimónia de entrega de prémios, que decorreu nesta segunda-feira, dia 18 de fevereiro.

 

13 Fev. 2019

A Unidade de Gastroenterologia Pediátrica do Centro Materno Infantil do Norte do Centro Hospitalar Universitário do Porto organiza o I módulo da Formação Contínua em Gastrenterologia, Hepatologia e Nutrição Pediátrica. O curso decorre no dia 17 de maio e tem lugar no auditório da Biblioteca Almeida Garrett, na cidade do Porto.

Newsletter

Opinião

Pancreatite crónica: recomendações do Clube Português do Pâncreas
Dr. Pedro Moutinho-Ribeiro, presidente do Clube Português do Pâncreas
Expectativas do interno na formação específica em Gastrenterologia
Dr. Tiago Cúrdia Gonçalves, Serviço de Gastrenterologia do Hospital da Senhora da Oliveira, Guimarães

Apoios

MylanTakedaNorgine