Atualidade

18 Jan. 2019

O programa científico do terceiro e último dia da Reunião Anual do Grupo de Estudo da Doença Inflamatória Intestinal (GEDII) 2019 foi repleto de diversas sessões temáticas, entre apresentações de trabalhos, debates, simpósios e mesas-redondas, contando com alguns dos mais reconhecidos especialistas nacionais e internacionais. No final do dia decorreu ainda a cerimónia de entrega de prémios, seguida da sessão de encerramento, conduzida pelo Dr. Luís Correia e pelo Prof. Doutor Francisco Portela.

 

17 Jan. 2019

O segundo dia da Reunião Anual do Grupo de Estudo da Doença Inflamatória Intestinal (GEDII) 2019 marcou o início oficial das sessões do encontro, com a cerimónia de abertura logo pela manhã. O auditório encheu-se de especialistas, de todas as faixas etárias, após “um primeiro dia de extremo sucesso e muito boa qualidade de discussão científica”, tal como afirmou o Dr. Luís Correia. Junto ao presidente do GEDII esteve também a Dr.ª Paula Ministro, que evidenciou a “nova relação científica” criada com os profissionais de saúde da Irlanda, também eles presentes no encontro.

 

16 Jan. 2019

Hoje, dia 16 de janeiro, arrancou a Reunião Anual do Grupo de Estudo da Doença Inflamatória Intestinal (GEDII) 2019, na Fundação Dr. António Cupertino de Miranda, no Porto. Entre sessões informativas e de debate, apresentação de trabalhos e entrega de prémios, são vários os momentos de partilha de conhecimento e troca de experiências, previstos no programa científico do encontro. 

 

09 Jan. 2019

De acordo com os resultados do estudo “Padrões geográficos da incidência e mortalidade por cancro colorretal nos concelhos de Portugal Continental em 2007-2011”, os valores mais elevados de risco de incidência da doença tendem a localizar-se no Litoral Norte e Centro, enquanto os da mortalidade se centram em Lisboa e Vale do Tejo e Alentejo. O documento é hoje, dia 9 de janeiro, apresentado pelas 14h30, no Seminário Ricardo Jorge: Cancro do Cólon em Portugal.

 

09 Jan. 2019

Numa iniciativa da Portuguese Group of Ultrasound in Gastroenterology (GRUPUGE), vai decorrer no próximo dia 19 de janeiro, na sede da Sociedade Portuguesa de Gastrenterologia (SPG), em Lisboa, o Curso de Introdução à Ecoendoscopia Linear, entre as 9h00 e as 13h00. A formação apresenta-se com um carácter bastante prático, com destaque para o treino hands-on com simulador.

 

09 Jan. 2019

O 2.º Curso do Grupo de Estudos Português da Co-Infeção (GEPCOI) Conversas sobre VIH e Hepatites Víricas e a 13.ª Reunião Nacional de Coinfeção VIH/Hepatites vão decorrer nos próximos dias 18 e 19 de janeiro, respetivamente, no Hotel dos Templários, em Tomar. A iniciativa conta com o patrocínio científico da Associação Portuguesa para o Estudo do Fígado (APEF).

 

09 Jan. 2019

O 2.º Serão de Gastrenterologia vai dar destaque ao fígado, numa sessão marcada para o dia 11 de fevereiro deste ano, na Sede da Sociedade Portuguesa de Gastrenterologia (SPG), em Lisboa.

 

03 Jan. 2019

O 1.º Serão de Gastrenterologia tem lugar no dia 14 de janeiro, num evento subordinado ao tema “Esófago e Estômago”. O encontro decorre na Sede da Sociedade Portuguesa de Gastrenterologia, Lisboa.

03 Jan. 2019

Nos dias 8 e 9 de fevereiro, o Hotel Solverde, Espinho, recebe o Curso de Formação em Hepatologia, sobre hepatites. A organização está a cargo da Associação Portuguesa para o Estudo do Fígado.

03 Jan. 2019

A sede da Sociedade Portuguesa de Gastrenterologia (SPG), Lisboa, acolhe, amanhã e no dia 5 de janeiro, o Curso de Nutrição em Gastrenterologia. Como principal objetivo, a formação visa a valorização da importância da Nutrição Clínica e, em particular, da Nutrição Hospitalar.

Newsletter

Opinião

Expectativas do interno na formação específica em Gastrenterologia
Dr. Tiago Cúrdia Gonçalves, Serviço de Gastrenterologia do Hospital da Senhora da Oliveira, Guimarães
O peso atual da esteato-hepatite não alcoólica na cirrose hepática
Prof. Doutor Mário Reis Álvares-da-Silva, professor associado de Hepatologia, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Apoios

MylanTakeda